A Havaianas é a marca de chinelo referência no Brasil e no mundo. A sua notoriedade é tanta que, hoje em dia, grande parte das pessoas se refere a ela como sinônimo do produto. Em vez de falar que precisa de chinelos novos, a pessoa afirma que vai comprar um novo par de Havaianas. Isso tudo, graças a PUBLICIDADE.
Mas como explicar o grande sucesso dessa marca conhecidíssima? A Havaianas é um exemplo fiel, que existe sim, estratégicas publicitárias que trazem todo o reconhecimento que sua marca merece. ??Conheça os 4 Ps da publicidade:
- Produto (o que você oferta?):
Inicialmente, o chinelo tinha apenas duas opções de modelo e cor (branco e preto). E passou para uma diversificação da linha de produtos, ao ponto que foi criada uma infinidade de modelos;
- Preço (quanto você cobra?):
no começo, o chinelo era um produto praticamente descartável que não despertava interesse. Logo depois, a campanha de publicidade e marketing (veiculadas em TV e até com a Casa Vougue) ajudou a criar um valor maior para o produto, que passou a ser desejado;
- Praça (onde você oferta?):
o produto era vendido em lojas de varejo e agropecuárias, locais associados apenas às classes mais baixas. Posteriormente à revolução, a linha de distribuição mudou, com lojas próprias e exportação para outros países;
- Promoção (como você oferta?):
o primeiro slogan da marca era apenas associado às características do produto - “Não deforma, não dá cheiros e não solta tiras”. Já o novo slogan: “Todo mundo usa”, associou seu uso a todas às pessoas, bem como às celebridades.
E aí, gostou dessa super formula para dar um UP na sua empresa e redesenhar sua marca? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!